Entenda como funciona a composição de renda em um financiamento habitacional para pessoas que não são casadas.
Entenda como funciona a composição de renda em um financiamento habitacional para pessoas que não são casadas.
Muitas vezes, a composição de renda é um grande facilitador para quem quer conquistar a casa própria. Afinal, quanto maior a renda, maiores são as chances de ter um financiamento habitacional aprovado.
Entretanto, uma dúvida recorrente é sobre a possibilidade de compor renda com outra pessoa mesmo sem estar casado com ela. E a resposta é que sim, isso é possível!
Você pode compor renda tanto com seu companheiro, quanto com amigos ou familiares. Por isso, compilamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é a composição de renda?
O conceito de composição de renda consiste basicamente na soma da renda das pessoas envolvidas na compra do imóvel e, como já mencionamos, dessa forma é possível elevar o valor do crédito junto ao banco.
Quem pode compor renda para um financiamento?
Cada banco tem suas regras específicas para financiamento. Mas, para compor renda com alguém no momento de financiar um imóvel, ambas as pessoas precisam estar com a documentação em dia e comprovar a renda, passando então por uma análise de crédito.
Embora a composição de renda entre pessoas casadas seja mais comum, é possível realizá-la mesmo sem esse vínculo, dispensando inclusive a declaração de união estável.
Sendo assim, você pode compor renda com um companheiro, um parente e até mesmo um amigo.
Porém, ao adquirir um imóvel nesse modelo, as duas pessoas passam a ser proprietárias dele.
Como é feita a composição de renda?
Em geral, as pessoas envolvidas no financiamento apresentam toda a documentação necessária, incluindo imposto de renda, holerite, extrato bancário, carteira de trabalho, contratos e recibos de prestação de serviços e tudo o que possa comprovar a renda de cada uma.
Saiba mais sobre comprovação de renda aqui: Como financiar um imóvel sem ter a carteira assinada
Vale lembrar que, para garantir o pagamento das parcelas, algumas instituições financeiras estabelecem uma idade máxima para financiar.
Outro ponto importante é que não existe uma renda mínima para a composição, mas, o financiamento só poderá comprometer até 30% do orçamento dos compradores. Normalmente, a pessoa com ganho mais alto, é responsável por uma parcela maior.
Porém fique atento! Compor renda significa que as duas pessoas envolvidas serão proprietárias do imóvel comprado.
Dica da Mira para realizar a composição de renda de forma tranquila e segura
Como já mencionamos, as duas pessoas se tornam proprietárias do imóvel. Por isso, buscar uma pessoa confiável e com a qual você tenha afinidade é fundamental para evitar problemas futuros.
Para tornar o processo menos burocrático, conte com a ajuda de um especialista. Estamos aqui para o que você precisar.
Fale com a nossa equipe agora mesmo!
Gostou do conteúdo? Então, você vai gostar de ler também Compra de imóvel: quais os principais custos envolvidos?