Tire suas principais dúvidas e saiba como vender um imóvel financiado
Tire suas principais dúvidas e saiba como vender um imóvel financiado
Se por um lado o financiamento habitacional facilita a compra da casa própria, por outro, compromete o morador por muito tempo, já que as parcelas podem levar anos para serem quitadas.
A boa notícia é que se os planos mudarem durante este período, é possível vender o imóvel em questão, mesmo com as tais prestações em aberto. Para tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona esse tipo de venda, preparamos um guia para você. Confira abaixo!
Tudo o que você precisa saber sobre o saldo devedor
Antes de entender como funciona o processo de venda de um imóvel financiado, precisamos falar sobre o saldo devedor.
De forma simples, ele nada mais é do que o valor que falta para quitar a dívida. Ou seja, é a diferença entre o valor total do imóvel e as parcelas que já foram pagas. É importante incluir taxas e juros nesse cálculo.
Para obter essa informação de forma precisa, basta entrar em contato com o banco.
Como vender um imóvel financiado
Como mencionamos no início, é possível sim vender um imóvel financiado. Porém, esse tipo de venda é um pouco diferente.
Isso porque, enquanto as parcelas não forem quitadas, é como se o imóvel pertencesse ao banco com o qual se tem a dívida.
E para vender a propriedade, é preciso que ela esteja no seu nome, o que só acontece mediante a quitação.
Mas, para viabilizar essa venda, existem duas soluções:
Pagamento à vista ou parcelado sem financiamento
Quando o comprador escolhe pagar à vista pelo imóvel ou parcelar sem um novo financiamento, quem realiza a quitação do mesmo é o proprietário.
Essa negociação é feita diretamente com o banco. Basta solicitar um boleto com o valor necessário para quitar a dívida e realizar o pagamento com o valor recebido pelo imóvel.
Dessa forma, não haverá mais débito pendente e é possível dar entrada em toda a documentação para repassar o imóvel ao comprador.
Pagamento via financiamento bancário
Quando o comprador opta por fazer um novo financiamento, ele tem duas alternativas: financiar pelo mesmo banco ou por um banco diferente.
Em ambos os casos, também é necessário solicitar a atualização do saldo devedor e quem cuidará da negociação é o próprio banco.
Sendo assim, um novo contrato de compra e venda é feito, entre todas as partes envolvidas. O que muda nessa segunda opção de venda é que o financiamento atual quita a dívida do antigo.
Nesse caso, o proprietário recebe somente a diferença entre o valor que cobrou pelo imóvel e o valor que faltava para quitar o financiamento.
Por exemplo:
Conte com a ajuda da Mira nesse processo
Se você ainda ficou com dúvidas sobre o processo, seja para comprar ou vender, fale com a nossa equipe. Estamos aqui para descomplicar o mercado imobiliário e te ajudar sempre que possível!
Também preparamos este esquema resumindo os principais tópicos comentados aqui neste texto: